RETINA

O QUE É ?

A retina é uma camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é a responsável por captar e transformar o estímulo luminoso no que chamamos de visão. A retina ainda não pode ser transplantada ou “trocada”. Por isso, qualquer dano que ocorra a ela pode ser irreversível. Doenças da retina podem ser graves e, se não tratadas a tempo, podem levar a uma cegueira irrecuperável.

 

COMO PREVENIR DOENÇA NA RETINA ?

De modo geral, as doenças na retina podem ser prevenidas da seguinte forma:

Controle de doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão arterial;
Alimentação saudável rica em antioxidantes e vitaminas;
Prática regular de exercícios físicos;
Exames de rotina e preventivos com o oftalmologista.

DMRI

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta pessoas acima dos 50 anos ocasionando a baixa da visão. É mais comum em pessoas da raça branca, que tenham histórico familiar de DMRI e em fumantes.

SINTOMAS

Diminuição ou perda da visão central;
Distorção visual (linhas retas parecem onduladas);
Menor nitidez das cores.

TRATAMENTO

Na sua forma hemorrágica, o tratamento se baseia em injeções de medicamentos no espaço intraocular. Já na forma não hemorrágica, o paciente deverá tomar suplementação oral com antioxidantes.

RETINOPATIA DIABÉTICA

É uma das manifestações oculares do diabetes mellitus – doença do metabolismo em que ocorre o aumento anormal da taxa sanguínea da glicose e é considerada a maior causa de cegueira na população economicamente ativa.

A baixa visual ocorre devido à proliferação de vasos sanguíneos no interior do olho, descolamento de retina e até glaucoma. É importante lembrar que todo diabético deve fazer exames de fundo de olho anualmente. Se for detectada a retinopatia diabética, o acompanhamento deverá ser individualizado caso a caso.

TRATAMENTO

Baseia-se em 4 pilares:

Laser
Injeções intraoculares
Cirurgia
Controle metabólico

BURACO MACULAR

A região da retina que é capaz de formar a imagem de melhor qualidade chama-se mácula. O buraco macular é a perda de tecido na região central da retina. Esta situação pode ocorrer espontaneamente ou secundária a trauma. O exame fundamental para comprovar a existência da doença e avaliar sua gravidade e características é a tomografia de coerência óptica (OCT).

TRATAMENTO

A Vtitrectomia é um dos mais avançados procedimentos relacionados a problemas de retina e do vítreo, oferecendo alto índice de sucesso. Considerada de alta complexidade e segura, a cirurgia pode ser indicada quando há as seguintes complicações: retinopatia diabética, buraco macular, descolamento da retina, entre outros.

SIGA O HOSPITAL HVISÃO NAS REDES SOCIAIS
E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES
hvisao-logo-branca-2023

ENDEREÇO

Térreo do RioMar Trade Center – Torres 4 e 5

Av. República do Líbano, nº 251

Pina – Recife/PE

CONSULTAS E AVALIAÇÕES PARA CIRURGIA

(81) 3117-9090