Exames
Exames

No HVISÃO nossos pacientes realizam exames clínicos, pré e pós operatórios. Veja abaixo a lista de exames oferecidos.

Aberrometria (SCHWIND) Ocular Wavefront Analyzer

Aberrometria é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho e as “aberrações” ópticas que podem afetar de forma importante a qualidade da visão, podendo causar ofuscamento, brilho e diminuição da qualidade da visão.

Angiofluoresceinografia

Este exame auxilia no diagnóstico das doenças da retina e coróide. Muito utilizado em pacientes diabéticos e outros acidentes vasculares oculares. O equipamento utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina e coróide podendo ser com ou sem injeção de contraste.

Avaliação do filme lacrimal

O filme lacrimal é composto de três camadas : a mais externa ou oleosa formada pela secreção das glândulas de Meibomio, Zeiss e Moll; a camada média, aquosa, pelas glândulas lacrimais (principal e acessória); e a camada mais interna, mucosa, formada pela secreção das células caliciformes. O filme lacrimal é um elemento fundamental para integridade do globo ocular como também participa da qualidade da visão.

Biometria ultrassônica

O exame de Biometria Ultrassônica é realizado para determinar o valor da lente intraocular para implante em cirurgia de catarata. Como também determinar as medidas da câmara anterior e comprimento axial do olho.

Campimetria computadorizada

O exame de Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas doenças como o glaucoma e lesões intracranianas.

Ceratoscopia computadorizada/ topografia

Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura, permitindo o diagnóstico de doenças (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato e pré operatório da cirurgia da catara, refrativas, implantes intracorneanos (ANEL DE FERRARA / KERARING) e na orientação da qualidade refracional e retirada de suturas nos transplantes de córnea.

Curva tensional diária

Este exame é necessário tanto para diagnóstico, quanto para monitoramento de pacientes com hipertensão ocular e follow-up do glaucoma.

Ecografia A/B

Este exame auxilia no diagnóstico e diferenciação de tumores oculares. Substitui a oftalmoscopia quando opacificações dos meios oculares impedem a observação do fundo do olho. O aparelho de ultra-som utiliza ondas sonoras de baixa freqüência (8 a 10 MHz).

Gonioscopia

Este exame é mais importante para a classificação do glaucoma. Seio camelular de ângulo aberto, estreito ou fechado.

Interferometria à Laser

Este exame realiza uma leitura biométrica do olho e define o grau da lente intraocular a ser implantada na cirurgia de catarata.

Microscopia especular da córnea

Este exame fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa deste (formato, tamanho e densidade das células). É utilizada em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia da Catarata, do Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

Mapeamento de Retina

Este é um exame complementar (não faz parte da consulta normal), em que todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste só as estruturas centrais do fundo do olho são observadas.

PAM (Potencial de Acuidade Visual)

O exame PAM avalia o potência de visão do indivíduo. Pode ajudar no prognóstico visual da cirurgia da catarata e até em transplantes de córnea.

Paquimetria ultrassônica

Este exame mede a espessura da córnea. Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral e na periferia da córnea, fornecendo medidas em micra.

Retinografia

O registro de imagem da retina e do nervo óptico é o objetivo básico da retinografia simples. A foto documentação pode ser obtida em diversos campos e existem recursos atuais de captação panorâmica. Exame muito útil para segmento de doenças da retina e do glaucoma.

Teste de lente de contato

Envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes que lhe é mais adequado, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia e retorno para avaliação do estado das lentes e sua relação com o olho.

Tomografia Ocular Coerente (OCT / ZEISS) do Segmento anterior e posterior

É um dos mais recentes exames complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e vítreo (polo posterior), como também da córnea e segmento anterior. De grande importância no pré-operatório da cirurgia da catarata. No glaucoma, estuda de forma precisa a espessura da camada de fibras nervosas do nervo óptico, permitindo um claro estadiamento da doença.

Tomografia Óptica de Córnea (SIRIUS)

Este exame fornece imagens de alta definição da espessura da córnea (mapa paquimétrico), mapa topográfico, mapas de elevação anterior e posterior, índices de risco para ceratocone, software para adaptação de lentes de contato…

Tonometria de Aplanação

É um exame que faz a medida da pressão ocular, fundamental para o diagnóstico de hipertensão/glaucoma. O tonômetro de sôpro (pneumático) é menos preciso e deve ser utilizado somente para triagem. Deve ser realizado como exame de rotina.

Siga o HVISÃO nas redes sociais