CERATOCONE

O QUE É?

O Ceratocone é uma doença que surge, normalmente, na adolescência ou em adultos jovens e pode progredir até os 35 / 40 anos de idade. A baixa rigidez do colágeno presente na córnea permite que, com o tempo, a área central ou paracentral vá assumindo um formato cônico prejudicando, assim, a visão do paciente.

Não coçar os olhos é de grande importância no controle da progressão da doença e até da inibição do seu surgimento.

Essa irregularidade, na maioria dos casos, causa baixa visual não recuperável apenas com o uso dos óculos. Por essa razão, é de extrema importância que pacientes usuários de óculos façam o exame de topografia/tomografia da córnea rotineiramente.

ANEL DE FERRARA OU KERARING – IMPLANTES INTRAESTROMAIS

Os anéis intracorneais são indicados para pacientes com ceratocone que apresentam dificuldade visual com o uso de óculos e intolerância ao uso de lentes de contato. Têm a função de melhorar a visão através da regularização da córnea, com diminuição do astigmatismo e/ou da curvatura corneana. São recomendados apenas para alguns tipos e graus de ceratocone, em córneas transparentes.

A melhor técnica cirúrgica para esses casos é com o uso do laser de femtosegundo. Esse procedimento é de alta complexidade, rápido, cerca de 20 minutos e indolor, além de apresentar baixo índice de complicações.

 

CROSSLINKING DO COLÁGENO (CXL)

O Crosslinking do Colágeno Corneano é indicado para evitar a progressão do ceratocone. O tratamento consiste em anestesia tópica (colírio), desepitelizar a córnea, e por 30 minutos instilar a riboflavina (vitamina B2) e, em seguida, aplicar luz UV-A por 10 minutos – Fast CLX. Tem como finalidade aumentar o número de ligações covalentes entre as fibras de colágeno para fortalecer a córnea e estabilizar a doença.

LENTES ESCLERAIS

As lentes esclerais foram desenvolvidas para pacientes portadores de córneas irregulares, com degeneração marginal pelúcida e, principalmente, para portadores do ceratocone. As lentes devem ser usadas como uma alternativa para àqueles que têm dificuldade em se adaptar com as lentes rígidas gás permeáveis (RGPs) e que não têm bom resultado com lentes gelatinosas especiais para ceratocone.

TRANSPLANTE DE CÓRNETA

O transplante de córnea é indicado quando a córnea apresenta cicatrizes ou o ceratocone já se encontra em estágios avançados. A finalidade do procedimento é substituir a porção central da córnea doente por uma córnea sadia doadora.

 

EXISTEM DUAS TÉCNICAS PRINCIPAIS:

Transplante de Córnea Penetrante – Técnica mais utilizada em ceratocone, com a qual se substitui toda espessura da córnea. O tempo de recuperação varia de 6 a 12 meses e o sucesso cirúrgico é cerca de 90% em 5 anos.

Transplante Lamelar Profundo (DALK) – Técnica que remove apenas as camadas anteriores da córnea. Apesar de ser um procedimento mais complexo, representa uma boa opção quando a parte interna da córnea (endotélio) está saudável.

SIGA O HOSPITAL HVISÃO NAS REDES SOCIAIS
E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES
hvisao-logo-branca-2023

ENDEREÇO

Térreo do RioMar Trade Center – Torres 4 e 5

Av. República do Líbano, nº 251

Pina – Recife/PE

CONSULTAS E AVALIAÇÕES PARA CIRURGIA

(81) 3117-9090