Moscas Volantes: Conhecendo a doença
Moscas Volantes: Conhecendo a doença

O doutor Marcus Matos, especialista em Retina e Vítreo aqui no HVISÃO, fez um estudo para explicar um pouco mais sobre uma doença chamada Moscas Volantes. Você pode conhecer alguma pessoa que tenha esta doença e até você mesmo, por isso, saiba quais as causas e o tratamento para esta doença.

Moscas Volantes são pequenas opacificações que se formam no vítreo, substância gelatinosa transparente que preenche a cavidade posterior do globo ocular. Podem se apresentar clinicamente como a forma de pontos, linhas ou aspecto similar a teias de aranhas.

Os corpos (floaters) aparentam flutuar em frente aos olhos, principalmente quando olhamos para um campo de cor uniforme como uma parede branca ou para o céu.

Causas

O humor vítreo é uma substância parecida com um gel consiste em 99% de água e 1% de elementos sólidos. A porção sólida consiste em uma rede de colágeno e ácido hialurônico, que podem despolimerizar e liquefazendo o gel e levando ao aparecimento de Moscas volantes.

Riscos

Pacientes que mais comumente se queixam da visão destes corpos flutuantes são: Míopes ; Submetidos à cirurgia de catarata; Submetidos a cirurgia a laser YAG ; Sofreram algum grau de inflamação intra-ocular (Uveíte) ; Sofreram grau leve de sangramento intra-ocular (Hemorragia vítrea) e os que apresentaram alguma ruptura retiniana.

Se alguém notar o aparecimento de moscas volantes, deve consultar um oftalmologista imediatamente, mesmo que seja uma única mosca volante.

Apesar da maioria das vezes seja uma condição inócua a saúde ocular, as Moscas Volantes podem ser causadas por alguma condição ocular grave principalmente se vierem associadas a outros sinais como ver clarões súbitos, visão de uma chuva de pontos escuros ou perda de visão lateral, superior ou inferior.

Atenção! Apesar de nem todas as moscas volantes e clarões serem graves, você deveria fazer sempre um exame para verificar se a sua retina não sofreu nenhuma lesão.

Como é feito o exame ?

O oftalmologista observará com cuidado a retina e o vítreo a partir de um exame chamado mapeamento de retina. Este exame é realizado com a pupila dilatada.

Por ter as pupilas dilatadas, a visão se tornará artificialmente borrada e é prudente evitar dirigir ao sair do consultório.

Tratamento

Normalmente, não há necessidade de realizar nenhum tipo de tratamento. O indivíduo deve ter em mente que moscas volantes podem tornar-se menos incômodas à medida que a pessoa se acostuma a elas ou até mesmo pode não notá-las mais.

Cuidados

Na maioria das vezes as flutuações podem aparecer e desaparecer e, em geral, o paciente aprende a conviver e tolerá-las. Embora, na grande maioria das vezes não seja grave, Moscas Volantes devem despertar o cuidado para o exame oftalmológico.

O HVISÃO estará sempre pronto para te atender, conte conosco sempre que puder, caso queira marcar a sua consulta, entre em contato conosco através do nosso telefone 81 3117-9090 e marque agora sua consulta.

Siga o HVISÃO nas redes sociais