Cirurgia Refrativa: Sua vida sem óculos de grau, é possível?
Cirurgia Refrativa: Sua vida sem óculos de grau, é possível?

A cirurgia refrativa permite que você enxergue totalmente ou parcialmente sem os óculos e pode ser realizada através de três técnicas: PRK, LASIK e Femto LASIK.

Os perfis de ablação podem ser standard ou personalizados (custom ablation). Os personalizados são baseados em alta tecnologia computadorizada, reduzindo e/ou tratando tanto as aberrações de baixa ordem (miopia, astigmatismo e hipermetropia), como também as de alta ordem (coma, trifoil…) produzindo uma correção óptica de maior qualidade.

As diferentes técnicas mencionadas tem indicações especificas ligadas as características oculares individuais. Mesmo sendo o FemtoLASIK a técnica mais moderna, por vezes o PRK pode ser a melhor em determinados casos.

PRK PERSONALIZADO (fotoceratectomia refrativa)

Procedimento cirúrgico no qual retira-se o epitélio da córnea e em seguida aplica-se o Excimer Laser para remover ultrafinas camadas de tecido com o objetivo de uma nova modelagem da superfície refracional ocular. Nesta técnica não há incisões e o epitélio pode ser retirado mecânica, quimicamente ou pelo próprio laser (TRANS PRK).

O leito estromal é moldado de maneira controlada por padrão computadorizado pré estabelecido pelo seu cirurgião. Após a aplicação do laser é necessário a colocação de uma lente de contato terapêutica que permitirá maior conforto e rapidez na reepitelização. Esta lente deverá ser retirada por seu oftalmologista por volta da primeira semana de pós-operatório.

LASIK PERSONALIZADO (ceratomileusis in situ assistida por laser)

É uma técnica que combina o microcerátomo, equipamento que confecciona uma fina lamela (película) da córnea, através de uma lâmina em alta rotação, permitindo assim a córneo-modelagem pelo Excimer Laser. Ao final, esta fina lamela é reposicionada. Este procedimento permite rápida recuperação visual por manter a superfície ocular praticamente intacta.

FEMTOLASIK (Schwind Amaris + Laser de Femtosegundo / VICTUS)

O VICTUS é um equipamento com a tecnologia de laser de femtosegundo para criar lamelas ultrafinas (flap), permitindo a ssim a córneo-modelagem pelo Excimer laser.

A grande vantagem desta técnica é sua precisão, rapidez e segurança (Cirurgia sem lâminas).

Como funciona?

Com o VICTUS, minúsculos pulsos de laser, a cada quadrilionésimo de segundo, produz uma microbolha (1 micrômetro de diâmetro) intracorneal, separando camadas da córnea (“disjunção óptica”), para confeccionar o flap e este ser deslocado para expor o leito estromal onde será aplicado o Excimer Laser, que é o modelador do tecido corneal para correção dos erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), e das aberrações de alta ordem. Em seguida o flap é reposicionado sobre o leito corneal, com precisão e estabilidade.

A profundidade de criação das microbolhas é determinada pelo cirurgião com base no estudo do seu olho, e é controlada por computador para a máxima precisão, que não é possível pelo método das lâminas de alta velocidade (microcerátomo). O processo de crição do flap pelo VICTUS leva cerca de 20 segundos. O tempo total da cirurgia é em torno de 5 a 7 minutos por olho.

O procedimento é realizado com anestesia tópica (colírio), sem curativo oclusivo ou suturas. Após o flap ser reposicionado inicia-se a auto-adesão promovida pelos mecanismos naturais de reparação tecidual.

É ideal para min?

Se você está procurando um tratamento seguro, sem uso de lâminas e que praticamente elimina riscos graves de complicações, a resposta é SIM.

Este Método apresenta extraordinários resultados – pesquisas mostram rápida recuperação visual, menos complicações, mínima indução de aberração de alta ordem (responsáveis por má qualidade visual) e procedimento cirúrgico praticamente indolor.

Siga o HVISÃO nas redes sociais