Ceratocone e Anel de Ferrara | Keraring
Ceratocone e Anel de Ferrara | Keraring

O que é ceratocone?

É uma doença que afeta a córnea , de caráter genético ( em torno de 20% dos casos ), idiopático ( causa desconhecida ), pós cirurgia corneal, mais frequente em pacientes alérgicos / atópicos e em portadores da síndrome de Down.

Classificação: I a IV graus

Correção | tratamento

Não existe medicação. Nos que apresentam alergia ocular orienta-se não coçar os olhos e tratar a alergia. A baixa visual é mais frequente devido astigmatismo irregular e assimétrico (que pode chegar a valores acima de 10 graus) associado com miopia ou hipermetropia . pode ser corrigido com óculos e/ou lentes de contato (gelatinosas ou rígidas) .

Cirurgias

Crosslinking do colágeno (CXL): aplicação dos raios ultra- violeta + riboflavina para aumento da rigidez estromal.

Implante intraestromal: são segmentos de um acrílico especial (perspex) que visam modelar o tecido corneal pela adição de tecido.

Transplantes de córnea: Procedimento realizado há mais de 100 anos, no caso do Ceratocone, sua indicação quase sempre é na impossibilidade ou ineficiência de correção visual com óculos e/ou lentes de contato; falência do tratamento com o CXL ou resultado insatisfatório com implante do anel intraestromal.

Siga o HVISÃO nas redes sociais